A construção de edificações residenciais e comerciais com sistema construtivo em container vem sendo uma excelente forma de reaproveitar os contêineres em desuso como uma solução para realizar construções ecologicamente corretas. Este modelo construtivo em comparação a modelos tradicionais de construção se torna econômico e de rápida execução, abrindo caminho para soluções projetuais criativas e inovadoras, como essa edificação localizada no bairro de Williamsburg no Brooklyn, Nova York, a residência unifamiliar tem sua estrutura formada por 21 contêineres.
O projeto dessa habitação é assinado pelo escritório LOT-EK, uma empresa de Nova York, liderada por Ada Tolla e Giuseppe Lignano que possui experiência no uso do sistema construtivo em container. Os contêineres foram empilhados uns sobre os outros e cortados diagonalmente ao longo da parte superior e inferior da edificação gerando com isso uma série de quatro terraços ao ar livre em cascata em todos os níveis na parte traseira da casa, garantindo também privacidade aos moradores dos olhares de transeuntes. O método de construção visou otimizar o uso dos contêineres, de modo a recombinar todas as sobras geradas pelo corte diagonal.
No nível do solo, o corte diagonal corta a entrada do edifício dando acesso à garagem e à adega cobertas. Acima, o primeiro andar recebe a cozinha, a sala de jantar, a sala de estar e a sala home theater. No segundo andar contém os espaços dedicado para as crianças com os quartos, e uma área de jogo. O último andar é dedicado a suíte master, que, além do quarto, inclui uma grande área para o banheiro e closet do casal.
Fotos: Danny Bright / Divulgação www.dezeen.com